Pneus | Alinhamento de direção
Os pneus são o elo de ligação mais importante entre a estrada e o veículo, mas raramente recebem a atenção que lhes é devida.
Quando tem de travar em piso molhado, um milímetro a menos na profundidade do relevo dos pneus pode traduzir-se em diversos metros de deslocação desnecessários.
Sugestões para uma maior segurança
Profundidade do relevo dos pneus
Experimente esta verificação padrão com uma moeda de 1 Euro em intervalos regulares. O rebordo dourado da moeda proporciona-lhe um termo de referência aproximado. Se estiver sensivelmente ao mesmo nível do que o relevo dos pneus, a profundidade é de cerca de 3,5 mm.
Apesar do valor determinado por lei para a profundidade do relevo dos pneus ser de apenas 1,6 mm, os principais fabricantes de pneus recomendam a sua substituição a partir de 3 mm.
Pneus novos
Mesmo que os preços dos pneus usados lhe pareçam mais atrativos, os novos são sempre preferíveis. Além do rolamento mais silencioso, proporcionam ainda uma condução mais suave e garantem uma maior segurança, devido à maior profundidade do relevo dos pneus. Mesmo os pneus recauchutados podem ter danos internos que causam, no pior dos casos, o rebentamento dos mesmos.
Sugestão: tal como um motor, os pneus necessitam de rodagem. Certifique-se de que conduz os primeiros 200-300 quilómetros a velocidades moderadas, para tornar mais áspera a superfície dos pneus novos.
Pressão dos pneus/pressão do ar
Apenas necessita de confirmar se os pneus têm a pressão adequada, efetuando uma verificação em intervalos regulares. A pressão adequada dos pneus é fundamental para uma condução suave, um desgaste reduzido e o consumo de combustível ideal. Os valores da pressão dos pneus recomendados pelo fabricante do automóvel são indicados na tampa do depósito de combustível ou na etiqueta da estrutura da porta.
Deve também considerar os seguintes pontos:
- Efetue a medição da pressão enquanto os pneus estão frios
- Nunca corrija a pressão de um pneu quente (é normal ocorrer um aumento da pressão no pneu durante a condução)
- A pressão do ar tem de ser igual num mesmo eixo, podendo diferir entre os eixos dianteiro e traseiro
- Para proteger as válvulas contra a sujidade, certifique-se de que as tampas das válvulas se encontram firmemente apertadas
- Substitua de imediato as tampas das válvulas em falta
Vantagens dos pneus de verão/inverno
Não é necessário assistir ao boletim meteorológico para saber que no verão o clima é mais quente e, no inverno, mais frio – pelo menos, na nossa zona do planeta.
No entanto, qual é a diferença entre os pneus de verão e os de inverno? Resposta: é uma questão da mistura do material.
O composto de borracha dos pneus de inverno é mais suave para proporcionar uma maior aderência a temperaturas baixas. A temperaturas mais elevadas – a partir de aproximadamente 7° C –, este composto tem maior propensão ao desgaste, sendo aconselhável mudar para os pneus de verão.
O composto mais rígido dos pneus de verão é ideal para temperaturas mais elevadas e para o calor, garantindo uma boa aderência ao asfalto e mantendo a distância de travagem reduzida.
Roda sobresselente
A maioria dos condutores tem reservada uma surpresa pouco agradável quando ocorre um furo. A roda sobresselente está vazia ou o tamanho é o incorreto, pois possui um número de parafusos diferente do das novas jantes de liga leve. Eis uma sugestão para estes casos: da próxima vez que verificar o nível do óleo, verifique também a roda sobresselente. Possui a pressão adequada ou o mesmo número de orifícios do que as novas jantes? O pneu encontra-se em conformidade com os requisitos legais para a profundidade do relevo dos pneus?
Proteção dos pneus
Para se certificar de que desfruta dos pneus durante o maior período de tempo possível, além de verificar a pressão e a profundidade do relevo dos pneus em intervalos regulares, deve considerar os seguintes pontos:
- Evite o contacto com óleo, combustível, lubrificantes ou químicos; estes materiais podem tornar a borracha quebradiça e permeável
- Caso necessite de subir ou descer um passeio, efetue a manobra lentamente e num ângulo obtuso
- Consulte sempre um perito no caso de detetar algum dano nos pneus
- Mantenha uma distância mínima de 20 cm ao efetuar a limpeza à pressão do veículo
- Lembre-se de que qualquer dano dos pneus é irreparável
Substituição dos pneus
As nossas sugestões vão certamente ajudá-lo a prolongar o tempo de vida útil dos seus pneus. Porém, mesmo os pneus mais bem tratados vão, eventualmente, sofrer um desgaste. Tem de verificar determinados pontos ao substituir um pneu:
- Utilize apenas os tamanhos e especificações de pneus indicados no certificado de matrícula
- Os pneus que não estejam indicados no certificado de matrícula necessitam de obter a aprovação na inspeção periódica obrigatória
- Nunca utilize em simultâneo pneus com especificações e de fabricantes diferentes (pode comprometer o desempenho de travagem e a condução)
- Se possível, substitua também o pneu sobresselente
- Substitua, pelo menos, ambos os pneus do mesmo eixo
- Substitua as válvulas ao substituir os pneus
- Cumpra sempre as instruções de utilização
Tabela Preços de Venda